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Segurança alimentar em açougues

02.02.2022 | Categoria: Dicas

Uma ida ao açougue é o passeio preferido dos apaixonados por churrasco, ali eles encontram tudo que precisam para um evento de sucesso: carnes, congelados, bebidas, carvão e até acessórios para churrasqueira. Porém, na hora de escolher o açougue, é importante ter certeza da higiene do estabelecimento, já que ali são manuseados alimentos altamente pereceis.  

A carne, por ser rica em água e nutrientes, é o meio perfeito para a proliferação de vírus e bactérias, tornando-a suscetível à contaminação. Um perigo à saúde do consumidor! Nos açougues também são comercializados outros produtos perecíveis que, quando não armazenados corretamente, podem causar intoxicações graves.  

A Pallatio se preocupa com a segurança de seus alimentos, utilizando em sua produção os mais rígidos padrões de higiene, todos certificados pela Anvisa. Também nos preocupamos com o bem-estar de nossos parceiros e de seus colaboradores e clientes. Por isso, preparamos esse guia, fique de olho nos tópicos e os aplique em seu açougue.   

 

Atenção às normas 

Os açougues são classificados como estabelecimentos de serviço de alimentação comercial, devendo seguir a legislação específica do segmento, proposta pela Anvisa na RDC N ° 216. No documento, o órgão orienta os açougues sobre instalações, higienização de utensílios, manipulação e armazenamento de alimento, etc. Olha só: 

 

Instalações, equipamentos e utensílios 

  • Instalações devem ter o acesso controlado e independente, não usado para outros usos. 
  • Piso, teto e parede devem ter revestimento liso, impermeável e lavável. Conservados sem rachaduras, trincas, goteiras, vazamentos. 
  • Ralos devem ser sifonados e as grelhas devem possuir dispositivo que permitam seu fechamento. 
  • A ventilação deve garantir a renovação do ar e a manutenção do ambiente livre de fungos, gases, fumaça, pós, partículas em suspensão, condensação de vapores. 
  • Os equipamentos e os filtros para climatização devem estar conservados. 
  • As instalações sanitárias e os vestiários não devem se comunicar diretamente com a área de preparação e armazenamento de alimentos ou refeitórios. 
  • Devem existir lavatórios exclusivos para a higiene das mãos na área de manipulação, em posições estratégicas em relação ao fluxo de preparo dos alimentos e em número suficiente. 
  • Devem ser realizadas manutenção programada e periódica dos equipamentos e utensílio. 
  • As superfícies dos equipamentos, utensílios e embalagens devem ser lisos, impermeáveis, laváveis e estar isentas de rugosidades, frestas e outras imperfeições. 

 

Higienização 

  • As operações de higienização devem ser realizadas por funcionários comprovadamente capacitados e com frequência que garanta a manutenção dessas condições e minimize o risco de contaminação do alimento. 
  • A área de preparação do alimento deve ser higienizada quantas vezes forem necessárias e imediatamente após o término do trabalho. 
  • Tome as preocupações para impedir a contaminação dos alimentos causada por produtos saneantes, pela suspensão de partículas e pela formação de aerossóis. Substâncias odorizantes e ou desodorantes 
  • Os produtos saneantes utilizados devem estar regularizados pelo Ministério da Saúde.  
  • Os produtos saneantes devem ser identificados e guardados em local reservado para essa finalidade. 
  • Os utensílios utilizados na higienização de instalações devem ser distintos daqueles usados para higienização das partes dos equipamentos e utensílios que entrem em contato com o alimento. 
  • Os funcionários responsáveis pela atividade de higienização das instalações sanitárias devem utilizar uniformes apropriados e diferenciados daqueles utilizados na manipulação de alimentos. 

 

Manipuladores 

  • Os manipuladores que apresentarem lesões e ou sintomas de enfermidades que possam comprometer a higiene dos alimentos devem ser afastados da atividade.  
  • Os manipuladores devem ter asseio pessoal, apresentando- se com uniformes compatíveis à atividade, conservados e limpos.  
  • Os uniformes devem ser trocados, no mínimo, diariamente e usados exclusivamente nas dependências internas do estabelecimento.  
  • Devem ser afixados cartazes com orientação sobre a lavagem correta das mãos e demais hábitos de higiene. 
  • Os manipuladores devem usar cabelos presos e protegidos por redes ou toucas. 
  • As unhas devem estar curtas e sem esmalte. 
  • Durante a manipulação, devem ser retirados todos os objetos de adorno pessoal (brincos, colares, anéis, etc.). 

 

Essas são apenas algumas das recomendações da Anvisa, indicamos a leitura completa das normas. Acesse o documento!

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